Adestramento x Psicologia Canina


Felipe Pandolfo com quatro lindos cães da raça Golden Retrivier. Os cães estão sentados e Felipe está agachado entre eles. A foto foi tirada durante um passeio com os cães. Todos estão muito felizes.

- Hoje em dia as pessoas pensam e desconhecem o termo "Psicologia Canina", quando trabalhamos com cães muitas pessoas pensam que tudo é baseado no adestramento, porém esse meu texto vai fazer com que você consiga distinguir adestramento de psicologia canina e talvez te auxilie, caso você esteja enfrentando um problema com seu peludo em casa.

- Já vi muitos cães adestrados não serem necessariamente equilibrados e passarem por questões comportamentais (psicológicas) a serem resolvidas.

- O adestramento utiliza técnicas para condicionar uma resposta do animal perante um determinado comando ou estímulo. De forma geral, o condicionamento está associado à entrega de recompensas, como petiscos ou brinquedos. Por exemplo: pedir ao cão para sentar ou dar a pata e recompensá-lo após a resposta, com um petisco. Portanto, os cachorros adestrados só sentam, deitam ou trazem o jornal porque forem ensinados a fazer isso.

- Já na Psicologia Canina o mais importante é entender a ordem natural em que os cães vivem, ou seja, ver o mundo através dos olhos do cão. Baseado nisso é importante buscar a causa ou o motivo do problema comportamental psicológico do cão. Você não consegue ensinar um cão a não ser agressivo, ansioso, medroso, etc... É preciso avaliar o ambiente em que ele vive, o comportamento dos donos e sua rotina para que entenda a causa do comportamento errado. Atuando na causa, é possível corrigir o comportamento inadequado.

Procuro sempre falar aos meus clientes que o adestramento pode complementar a psicologia canina, pois primeiro buscamos o equilíbrio para depois treinarmos de maneira condicionada.

O lindo da Psicologia Canina é que entendemos que nós mesmos somos a recompensa, um olhar de satisfação e uma simples e prazerosa caminhada é a maneira mais afetuosa de recompensar o seu cão.


https://fortcao.wordpress.com/

Atendimentos a domicílio, ligue e agende (13) 99610.1988 www.fortcao.com.br

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square